Aconteceu nesta semana, na Casa Aragon, em São Paulo o evento da C&A para lançar sua primeira coleção circular de camisetas com certificação de nível Gold da Cradle to Cradle™. Na ocasião, foi realizada uma mesa-redonda para debater questões como produção sustentável, os desafios da economia circular e o futuro da indústria da moda. Participaram dessa conversa o presidente da C&A, Paulo Correa, a líder da Ellen MacArthur Foundation no Brasil, Luisa Santiago, e a atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme, com mediação da jornalista Lilian Pacce. Também estiveram no evento fashionistas como Paulo Borges, Arlindo Grund e Valdemar Iódice, que prestigiaram a marca.
A linha de camisetas básicas são feitas de um tecido que pode ser compostado. Isso mesmo. O consumidor pode literalmente enterrar a camiseta após o uso que a mesma irá se decompor e virar adubo.
Uma campanha também foi lançada. Intitulada de “#ComecePeloBasico” ela quer estimular as pessoas a fazer pequenas ações que, no todo, podem contribuir por menos impacto no meio ambiente. Consumir menos e reciclar estão entre estas pequenas ações estimuladas pela campanha.
A preocupação da C&A com a sustentabilidade também permeou a realização do evento, que contou com workshops de customização de peças de jeans, em parceria com a Malha, e de ressignificação de objetos de decoração, realizado pelos designers do Ateliê Pistache Ganache. Além disso, foram adotadas práticas para reduzir os impactos ambientais do evento: toda a emissão de carbono foi neutralizada e toda a cenografia foi pensada para que fosse evitada uma geração excessiva de resíduos.
A coleção da C&A com a Certificação Cradle to Cradle™ estará disponível em 29 lojas físicas e online a partir do dia 1º de setembro de 2017.
*A Certificação Cradle to Cradle™ é uma marca licenciada pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute.
Veja abaixo como foi o evento de lançamento: