Veja o futuro da Moda… aqui e agora!

0
652

Roupas que respondem ao ambiente, vestidos que você pode “tuitar”, tecidos estampados por lasers e peças que saem de uma impressora 3D prontas para serem usadas. Todas estas inovações estão prestes a ter um profundo impacto sobre o futuro da moda. Designers têm abraçado estes desenvolvimentos a exposição #techstyle em exibição de 10 de março de 6 de julho de 2016, organizada pelo Museu de Belas Artes de Boston (MFA – Museum of Fine Arts), examina como a sinergia entre moda e tecnologia não é apenas uma mudança no design e na fabricação, mas também a forma como as pessoas interagem com suas roupas.

Muitos dos novos métodos foram desenvolvidos por designers em Boston, em um hub de longa data de inovação. Apresentando 33 emergentes e designers consagrados de todo o mundo, incluindo Alexander McQueen, Viktor & Rolf Haute Couture, Iris van Herpen, Ralph Lauren e Francis Bitonti, #techstyle apresenta mais de 60 obras de arte, de Moda e Acessórios para fotografia e vídeo, na vista no Henry e Lois Foster Gallery.

A hashtag da exposição permite que os visitantes dentro e fora do Museu compartilhem suas experiências com a moda e a tecnologia no Facebook, Twitter e Instagram. Um vestido feito especialmente para a exposição permite que qualquer pessoa tuíte a hashtag #tweetthedress e poderá ver o deslocamento de sua mensagem através de 10.000 MicroLEDs instalados no vestido. Patrocinado pelo Conselho Moda e New Balance. Apresentado com generoso apoio da Fundação Coby, Ltd. apoio adicional do David e do Fundo Logie Roberta para a Indústria Têxtil e Moda Artes, a Fundação de Caridade Thomas Anthony Pappas, e do Consulado Geral de Israel para a Nova Inglaterra. Apoiando patrocínio da Neiman Marcus.

Os destaques vão desde a “Ricky Bag with Light”, bolsa de mão comercialmente disponível da Ralph Lauren que pode carregar um telefone celular, até “The Spike,” artista pop biônico britânica e companheira de Viktoria Modesta no MIT Media Lab, onde foi desenvolvida sua prótese de alta tecnologia. A exposição também apresenta instalações multimídia, captura desfiles de moda ao vivo, processo de impressão 3D e efeitos visuais marcantes das roupas em ações ao vivo ressaltando a importância da mídia digital no mundo de hoje. Em conjunto com a abertura de #techstyle, o MFA celebra o 10º aniversário do seu Conselho de Moda, um grupo de apoiantes museu com um interesse nos aspectos intelectuais, culturais e artísticas de moda.

“#techstyle É uma pesquisa fascinante da sinergia existente entre moda e ciência”, disse uma das curadoras da exposição, Pamela Parmal, que é também presidente do MFA.

A exposição também explora como os designers renomados, como Chalayan, McQueen, Issey Miyake e Rei Kawakubo, que têm estado na vanguarda de incorporar a tecnologia em suas coleções. A #techstyle traz diversos vídeos e peças de vestuário destes designers, como o vestido operado por controle remoto “Airplane Dress”, de Russien Chalayan (2010).

Hoje a roupa pode atuar como monitor de vídeo, detector de estado de espírito, dispositivo de monitorização médica, ou até mesmo dar um abraço, quando necessário. As novas tecnologias também têm sido aproveitados para desenvolver peças de vestuário e acessórios que melhoram o desempenho na frente de batalha e nos esportes.

Novos métodos de criação de têxteis sustentáveis ​​e métodos de fabricação também são explorados na exposição. As formas tradicionais de processamento de fibras naturais, tecelagem e tingimento estão entre os processos de fabricação que mais provocam desperdício no mundo, tornando a sustentabilidade um objetivo importante para muitos designers e fabricantes. Aqueles apresentados na exposição incluem G-Star Raw para os oceanos-uma colaboração entre o músico e empresário Pharrell Williams e Bionic Yarn, uma empresa dedicada ao reaproveitamento de resíduos para o mar. Esta linha de roupas é feito de denim criado a partir de garrafas plásticas recicladas recuperadas dos oceanos. A coleção “132 5” de Issey Miyake é feita de PET, uma fibra de poliéster desenvolvido pela Teijin Limited. O processo de fabricação não utiliza combustíveis fósseis. As fibras são criadas por pulverização, derretendo e girando tópicos de poliéster reciclado.

Pessoas ao redor do mundo podem tuitar #tweetthedress e participar da exposição #techstyle, além de poder visitar mfa.org/techstyle e ver um centro de vídeos especiais e insights sobre a exposição, incluindo um agregador do Twitter e Instagram que irá destacar a conversa como acontece online.

Exposição #techstyle
De 6 de março a 10 de julho de 2016
Museum of Fine Arts – Boston
Avenue of the Arts
465 Huntington Avenue
Boston, Massachusetts 0211

http://www.mfa.org/exhibitions/techstyle
Anthazoa 3D - Capa e Saia, Coleção Voltage. Design: Iris van Herpen, Design: Neri Oxman, Estamparia: Stratasys, 2013. Impressão #D em borracha de poliuretano, rubber and acrylic, aço, sarja de algodão e seda.

Anthazoa 3D – Capa e Saia, Coleção Voltage. Design: Iris van Herpen, Design: Neri Oxman, Estamparia: Stratasys, 2013. Impressão #D em borracha de poliuretano, rubber and acrylic, aço, sarja de algodão e seda.
Body - Coleção Hard Copy, de Noa Raviv. Seda, poliéster, algodão e elementos impressos em 3D.
Body – Coleção Hard Copy, de Noa Raviv. Seda, poliéster, algodão e elementos impressos em 3D.
A artista Viktoria Modesta veste "The Spike", perna biônica criada por Sophie de Oliviera de Barata, do Alternative Limb Project

A artista Viktoria Modesta veste “The Spike”, perna biônica criada por Sophie de Oliviera de Barata, do Alternative Limb Project
Madison, Viktor & Rolf Haute Couture, Autumn/Winter 2015, Wearable Art. Crepe de seda, tecido digitalmente estampado com filme prateado, jacquard cortado a laser, denim

Madison, Viktor & Rolf Haute Couture, Autumn/Winter 2015, Wearable Art. Crepe de seda, tecido digitalmente estampado com filme prateado, jacquard cortado a laser, denim
Vestido de couro metálico com franjas. Design: Giles Deacon, 2014. Couro, cristais Swarovski
open lightbox
04_Metallic Leather Fringe Dress_Deacon_0
Vestido de couro metálico com franjas. Design: Giles Deacon, 2014. Couro, cristais Swarovski
"Expandit", de Erik Madigan Heck, 2012, fotografia

“Expandit”, de Erik Madigan Heck, 2012, fotografia
Gown, Sally LaPointe, 2015. 80% poliester, 20% poliamida; charmeuse de seda com elastano

Gown, Sally LaPointe, 2015. 80% poliester, 20% poliamida; charmeuse de seda com elastano
Capa "Air", Coleção "The Unseen", por Lauren Bowker, 2014. Couro.

Capa “Air”, Coleção “The Unseen”, por Lauren Bowker, 2014. Couro.
Jaqueta e calças da marca Akris, 2014. Lâmpadas LED, bordado em crepe crepe de seda, cinto de couro

Jaqueta e calças da marca Akris, 2014. Lâmpadas LED, bordado em crepe crepe de seda, cinto de couro
Raquel Zimmerman vestindo traje da coleção "Plato's Atlantis", de Alexander McQueen’s, com cobras, 2010. Foto: Nick Knight

Raquel Zimmerman vestindo traje da coleção “Plato’s Atlantis”, de Alexander McQueen’s, com cobras, 2010. Foto: Nick Knight
Sapato "Highrise" (pé direito), marca United Nude, 2015. Impressão 3D, borracha plástica

Sapato “Highrise” (pé direito), marca United Nude, 2015. Impressão 3D, borracha plástica
Sapato "Molecule", de Francis Bitonti Studio Inc. para: Adobe. Filamentos impressos em 3D usando Adobe Photoshop CC

Sapato “Molecule”, de Francis Bitonti Studio Inc. para: Adobe. Filamentos impressos em 3D usando Adobe Photoshop CC
Vestido "Water Splash" , Iris van Herpen, 2013, acrílico

Vestido “Water Splash” , Iris van Herpen, 2013, acrílico
Vestido coleção "132 5", Issey Miyake, 2010

Vestido coleção “132 5”, Issey Miyake, 2010
Vestido coleção "132 5", Issey Miyake, 2010

Vestido coleção “132 5”, Issey Miyake, 2010
Vestido e bolero, coleção "132 5", Issey Miyake, 2010

Vestido e bolero, coleção “132 5”, Issey Miyake, 2010
Bolsa "Ricky Bag with Light", Ralph Lauren, 2015

Bolsa “Ricky Bag with Light”, Ralph Lauren, 2015

Fonte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here