Você pode ser o futuro da Moda sustentavel

Grupo Reserva e SENAI CETIQT lançam edital de inovação para desenvolvimento e produção de fibras sustentáveis

0
8

Com o objetivo de incentivar e mapear iniciativas que buscam novas tecnologias no setor têxtil e de confecção, o Grupo Reserva e o SENAI CETIQT lançam, em parceria com o Sebrae, o desafio “Desenvolvimento e Produção de Fibras e/ou Filamento Têxtil”. O foco está no potencial de inovação de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e startups brasileiras que estejam trabalhando na criação e na viabilidade de fibras mais sustentáveis.

Serão selecionados até três projetos que tenham conceitos singulares e que proponham o desenvolvimento de fibras ou filamentos oriundos de recursos renováveis do setor agropecuário. Cada um dos contemplados receberá um investimento de R$ 150 mil para o trabalho de 12 meses.

“A parceria com a Reserva é muito importante, pois o SENAI CETIQT é o braço de inovação e tecnologia do setor de moda e confecção do país. Vamos auxiliar não só no desenvolvimento, mas também na produção destas fibras sustentáveis junto a essas startups”, comemora Fabian Diniz, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção do SENAI CETIQT.

 Fernando Sigal, sócio-diretor do Grupo Reserva, ressalta a sinergia do projeto com os pilares da sustentabilidade, do incentivo ao empreendedorismo e do feito no Brasil. “O desafio une estas três frentes e vai ao encontro de nossa caminhada no sentido de sermos a longo prazo também referência no segmento têxtil quando falamos em tendências e uso da mais alta tecnologia”, completa.

As empresas interessadas devem se inscrever até 15 de maio de 2019 pela Plataforma do Edital de Inovação para a Indústria (http://plataforma.editaldeinovacao.com.br/), enviando um vídeo Elevator Pitch sobre suas experiências, equipe e projetos. Todas informações e o documento completo estão disponíveis em senaicetiqt.com.

Sobre o SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria têxtil e de confecção e o mercado da moda. Criado em 1949, o CETIQT oferece serviços transversais que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores. Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, também oferta formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional, em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando o aprender fazendo desde as primeiras aulas.

Por intermédio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, a instituição presta serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração), Consultoria (criação, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas). Já o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em Química Sustentável, por meio de biotecnologia e novos recursos renováveis, para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.

Sobre a Reserva

A história do Grupo Reserva é escrita todo dia por cerca de duas mil pessoas. Tudo começou com a marca masculina, que teve sua primeira loja aberta em 2006. A personalidade forte, o cuidado com o cliente, o design apurado e o investimento em inovação resultaram em mais quatro grifes sob um mesmo guarda-chuva: a infantil Reserva Mini, a feminina Eva, a inovadora Ahlma, e o casual maduro e básico de alta qualidade da Oficina. Em julho de 2018, o conglomerado lançou uma célula criativa de colaboração, com o nome RSV+, onde mensalmente são desenvolvidas parcerias com marcas de varejo nacional e internacional, não necessariamente de moda.

Atualmente, são 70 lojas próprias e 22 franquias nas principais capitais do Brasil, além de uma rede com mais de 1,5 mil multimarcas pelo país. O Grupo aposta na cadeia de fornecedores nacionais, com 98% da produção feita com insumos brasileiros. As coleções prezam por peças de qualidade premium, design clássico, versátil e democrático para o guarda-roupa masculino. É também a única empresa brasileira no ranking das mais inovadoras do mundo, publicado pela conceituada revista norte-americana Fast Company.

Deixe uma resposta