Vitória Moda: conquistas em meio a crise

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O Vitória Moda finalizou sua 8ª edição e nos mostra que é um “teaser” do que acontece em nosso mercado nacional, como um todo.

O evento manteve sua realização mesmo em meio a um turbilhão de incertezas, algumas notícias negativas e outras tantas positivas.

De acordo com os costumes de muitos países desenvolvidos, grandes eventos só são realizados quando todas as informações estão 100% alinhadas, quando está tudo 100% negociado e 100% organizado. Talvez você pense que este é o melhor caminho. Trabalhar em meio a certezas é muito mais sério e profissional.

Mas, pense: o cenário atual no mundo inteiro é traduzido por um único ponto: “?” – isto mesmo, o de interrogação. Dizem que a criatividade nasce da necessidade. Se isto for mesmo confirmado, o Brasil é um dos países mais criativos do mundo. E é possível acreditar nisto sim.

O Vitória Moda é um exemplo da nossa criatividade. Bem no meio do turbilhão o evento se realizou, agradou, faturou e já mostrou seus planos para o futuro. Com uma organização enxuta, o evento sempre recebe seus convidados cumprimentando-os olhando em seus olhos e apertando suas mãos. Todos se conhecem. Todos – organizadores e convidados – sabem os nomes uns dos outros.

Em países de primeiro mundo o título vem antes do nome. O sobrenome tem mais importância. Mas não no Brasil.

Como ser sempre tão impessoal e tão técnico com um produto cujo sucesso de vendas está baseado na emoção? A roupa não se vende sozinha. A Moda cria toda uma ambientação, um áurea ao redor do produto, cujo êxtase se dará na compra.

O corpo de organizadores do Vitória Moda, encabeçado por José Carlos Bergamin, presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes, segue esta linha de raciocínio. “A moda há muito tempo deixou de ser apenas vestuário, a necessidade básica de se vestir, e passou a incorporar atributos que são mais pautados no emocional das pessoas do que na necessidade básica de as pessoas se vestirem”, diz Bergamin. É por isto que o Vitória Moda vem dando certo ao longo destes 8 anos.

O evento tenta reunir num mesmo espaço o lado da emoção, através dos desfiles, e o lado do business, através de rodadas de negócios (para empresas já estabelecidas) e workshops para estudantes ou pessoas que desejam enveredar pelos caminhos da Moda.

Trabalho no front

Qual ferramenta ajuda a dar mais visibilidade a uma coleção de Moda? O desfile, é claro. E isto o Vitória Moda tem.

Largamente utilizado para dialogar com o consumidor final, o desfile ajuda a focalizar a atenção de potenciais clientes diretamente na roupa. Para agradar este consumidor, as marcas selecionam trilhas sonoras que façam as pessoas se identificarem com determinado produto e até convidam artistas que comovam a platéia. Tudo tem como objetivo a atração de olhares e opiniões. É tudo “de caso pensado”.

Por isto, tivemos uma variedade de opções nas passarelas do Vitória Moda. Desde modelos surpreendentes até celebridades (veja mais em nossa matéria especial sobre os desfiles do Vitória Moda 2015).

Trabalho na retaguarda

Do lado de lá, longe dos holofotes, está uma equipe numerosa cuidando para que compradores do país inteiro sejam levados ao evento e gerem negócios.

Estes compradores são contemplados com estadia em Vitória, visita ao espaço business do evento e direito a assistir aos desfiles no dia em que estiverem na cidade. Apesar do luxo, os compradores tem seus passos calculados e objetivos claros de compra previamente estudados. Eles são primeiro conduzidos ao espaço business, que é a parte do evento que conta com estandes das marcas selecionadas. Nesta edição do Vitória Moda 72 empresas do Espírito Santo e 27 empresas de outros estados mostraram seus produtos no Espaço Business. Destas, 18 também estiveram na passarela do evento.

Segundo dados oficiais, o evento levou mais de 500 compradores vindos do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, e Brasília visitaram o evento para conhecer o alto verão. O volume de negócios gerado na etapa business do evento gira em torno de R$ 14 milhões. Mesmo sendo menos do que no ano passado (quando o evento gerou cerca de R$ 17 milhões em negócios), esta edição foi uma maravilha. A expectativa inicial era de negócios na ordem dos R$ 10 milhões devido a crise e baixa do mercado.

Uma novidade interessante nesta edição foi pensada para dar mais força aos negócios gerados no evento. O Sebrae instalou uma “Loja Modelo” no Espaço Business que tinha por objetivo instruir lojistas, compradores e outros frequentadores do evento (como curiosos e estudantes de Moda). A Loja Modelo reproduzia o espaço de uma loja montada com perfeição. Assim, os produtos nela estavam todos organizados de forma ideal, a iluminação estava adequada, bem como vitrines, ambientação e funcionários. Parece exagero pensar em todos estes detalhes, mas não é. Segundo o diretor técnico do Sebrae ES, Benildo Denadai, “cada detalhe pode fazer a diferença na decisão de compra do cliente”. Afinal, o cliente compra, na maior parte das vezes, conduzido pela emoção, lembra?

O Espaço Business também abrigava estandes ou espaços de marcas de Moda do estado. Assim, compradores podiam conferir como são os produtos ao vivo e então fechar negócios.

Moda em cada detalhe

O Vitória Moda é um momento único na rotina da cidade. Além dos desfiles e das rodadas de negócios, o evento organiza oficinas com conteúdo ligado ao mercado de Moda para quem é profissional ou não da área. Nesta edição o evento contou com as oficinas de Estudo de cores e Frottage (que é uma técnica muito usada no segmento de estamparia. Você transforma o relevo de superfícies em estampa usando os materiais corretos). Além disto, o evento contou com uma palestra sobre a Moda no cinema com Claudia Matarazzo na abertura do evento. Todas elas tiveram inscrições esgotadas.

O evento também contou com um área destinada a Economia Criativa. Pequenas empresas de diversos segmentos selecionadas pelo Sebrae puderam expor e comercializar seus produtos durante os 3 dias do Vitória Moda.

Andando pelo evento era possível notar o cuidado em cada detalhe: cortinas com imagens de Moda e imagens da edição 2015 do evento, uma exposição com looks criados pelos expositores do setor de Economia Criativa em parceria com artesãos do estado do Espírito Santo e muitos espaços aconchegantes para relaxar e abastecer as energias antes ou depois dos desfiles, como a área de food trucks.

Confira abaixo imagens do evento com detalhes da ambientação e do cuidado aplicado pela equipe de organização do evento!

 

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