Sou de algodão – e você?

Durante a SPFW N42 a ABRAPA lançou campanha de incentivo ao uso do algodão na indústria da Moda

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Foi lançada durante a SPFW a campanha “Sou de Algodão” (#soudealgodão), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que tem como objetivo incentivar o uso da matéria-prima na indústria da moda e, consequentemente, pelos consumidores finais.

Durante a festa de lançamento estiveram presentes João Carlos Jacobsen, presidente da ABRAPA, Paulo Borges, diretor criativo da festa de lançamento do projeto, os estilistas Alexandre Herchcovitch e Martha Medeiros, padrinhos da campanha, além de Gal Barradas e Erh Ray, da BETC São Paulo, agência responsável pela campanha.

A iniciativa faz parte do Plano de Incentivo ao Uso do Algodão, desenvolvido pela consultoria Markestrat com a ABRAPA, que surge como resposta da cadeia produtiva ao crescente uso de sintéticos na composição de tecidos para fabricação de peças de vestuário em geral. “O algodão é confortável e ideal para o clima brasileiro. Queremos valorizar a nossa produção e a qualidade de nosso produto junto à indústria da moda nacional”, explica João Carlos Jacobsen Rodrigues, presidente da Abrapa.

O documento faz uma análise de toda a cadeia produtiva do algodão no Brasil – desde o plantio do algodão até o consumidor final -, além de propor um plano de ação de curto e longo prazo para conscientizar a indústria e os consumidores dos benefícios da matéria-prima produzida nacionalmente.

O movimento foi pensando a partir do estudo que faz uma análise da produção de algodão no Brasil – desde o plantio até o consumo final -, além de propor um plano de ação de curto e longo prazo para conscientizar a indústria e os consumidores dos benefícios da matéria-prima produzida nacionalmente. O projeto identificou que o uso crescente do material sintético é motivado por diversas razões – do ponto de vista do consumidor e da indústria – como, por exemplo, a forma e caimento do tecido no segmento feminino, preço mais barato, economia de matéria prima, além da proximidade dos fornecedores sintéticos da indústria têxtil. “Os benefícios do produto sintético são superficiais e de curto prazo. O algodão é natural, confortável e saudável, aspectos muito valorizados na moda íntima, infantil e cama mesa e banho”, explica João Carlos Jacobsen Rodrigues, presidente da Abrapa.
As ativações do plano ocorrerão em três pilares: promocional, informacional e de negócios. No primeiro o objetivo é gerar awareness e chamar a atenção para o movimento, levando informação por meio de influenciadores representados por estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, blogueiras, entre outros. “Queremos que eles sejam os porta-vozes dessa causa e nos ajudem conscientizar o consumidor e o varejo sobre os benefícios do algodão e, finalmente, gerar negócios para toda a cadeia”, diz Jacobsen.
O primeiro passo foi o lançamento da campanha “Sou de Algodão”, durante o SPFWTRANS42, reforçando a mensagem de incentivo ao uso da matéria-prima na indústria da moda. A ação traz modelos clicadas vestindo peças de algodão coloridas e divertidas. As imagens trazem frases que justificam e apoiam o uso do algodão no dia-a-dia como “Sou Metamorfose #soudealgodão”, “Sou Essencial #soudealgodao”, “Sou Colorida #soudealgodao” e vem sendo trabalhadas nas redes sociais da Abrapa e em outras plataformas digitais. Um filme também será produzido durante o SPFW com modelos que darão seu depoimento sobre os atributos do algodão que identificam no seu dia-a-dia, como, por exemplo, leveza, naturalidade, versatilidade, entre outros. O vídeo também será publicado nas redes sociais da associação e no Youtube.
O segundo pilar, promocional, consiste em levar informação às universidades, além de ações no PDV e na mídia. Por último, o pilar de negócios, que tem como objetivo engajar empresários, marcas e redes varejistas no movimento #soudealgodao. Estão previstas rodadas de negócio, patrocínio de coleções entre outras iniciativas.  “Estamos muito felizes em fazer parte do projeto ‘Sou de Algodão’. Acreditamos que somente com a união de toda a cadeia produtiva conseguiremos reforçar junto ao consumidor final os atributos e benefícios oferecidos pelo algodão”, ressalta Fernando Prudente, Diretor de Marketing Estratégico para Algodão da Bayer.

A ação

O desenho da campanha, criado pela agência BETC, foi inspirado em tendências contemporâneas de estilo de vida. “Pensamos em todos os atributos que a ‘matéria prima’ algodão carrega e relacionamos com as tendências de estilo de vida que a gente vê hoje, como a busca da naturalidade, da simplicidade e do o orgulho de ser brasileiro. Para condensar tudo isso escolhemos o caminho da moda, que é uma poderosa forma de expressão e comunicação”, explica Erh Ray, diretor criativo da campanha e Co-CEO da BETC São Paulo.

As modelos foram clicadas vestindo peças de algodão coloridas e divertidas. As imagens trarão frases que justificam e apoiam o uso do algodão no dia-a-dia como “Sou Metamorfose #soudealgodão”, “Sou Essencial #soudealgodao”, “Sou Colorida #soudealgodao”.  As peças estarão nas redes sociais da Abrapa e em outras plataformas digitais.

Um filme também foi produzido durante o SPFW com modelos que darão seu depoimento sobre os atributos do algodão que identificam no seu dia-a-dia, como, por exemplo, leveza, naturalidade, versatilidade, entre outros. O vídeo também será publicado nas redes sociais da associação e no Youtube.

Além da campanha, outras ações propostas pelo programa estarão em andamento, como engajamento de influenciadores do mercado, tanto para a cadeia quanto para o consumidor, representados por estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, blogueiras, entre outros. As ativações estão distribuídas em várias frentes, como redes sociais, mídia digital, website e outras mídias, além de ações envolvendo universidades de design e moda e nos pontos de venda (PDV).

http://soudealgodao.com.br/

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