Porque amamos odiar…

1
903

Chega mais uma edição da SPFW e começam as polêmicas.

Tem a turma daqueles que nunca conseguem ir ao evento. Então, eles passam horas em seus blogs, microblogs e Faces “gongando” o evento e tudo (e todos) que estão por lá.

Daí tem a turma dos falsos eruditos. Esse povo genérico e generalista que acha que sabe tudo a respeito de qualquer coisa. E, pior, se acham os mais politizados. Discursam sobre os menores assuntos e tentam transforma-los em polêmica. É o caso da discussão sobre as perucas de palha de aço do desfile do estilista Ronaldo Fraga. Ai que sono que meu deu toda aquela discussão despropositada…

E tem a turma contratada para fazer a cobertura do evento. 50% dessa turma é contratada para cobrir TODO tipo de evento, então cobrir a SPFW é mais um job, como outro qualquer. Daí eles reclamam da muvuca na entrada dos desfiles, da quantidade de gente fútil circulando pela Bienal, etc. Daí tem aqueles outros 50% que cobrem a SPFW e que TAMBÉM reclamam da muvuca na entrada dos desfiles, da quantidade de gente fútil na Bienal… mas eles são contratados, ficam dizendo que é um saco estar ali mas, no fundo, se sentem a última bolacha do pacote por ter acesso a todo aquele glamour.

E tem uma pequena parcela que vai pra SPFW com mais consciência; que sabe que o mercado de Moda no Brasil para as MARCAS NACIONAIS não está fácil (pois para as internacionais os negócios estão de vento em popa); que sabe analisar um bom produto ao invés de ficar babando ovo para os “amiguinhos”.

E é a maior diversão ficar vendo tudo isso pela internet.

Aliás, após 11 anos, esta é a primeira vez que eu, Eva, tenho o credenciamento para o evento negado. Se eu acho isso super injusto? Não. Ah, mas se fossem outros “jornalistas” ou “fashionistas”… ia rolar um “bapho” na internet. Eu cobria o evento com o site Revista Sintética e agora tudo foi direcionado para o site Osasco Fashion. Para a organização do evento, é um site completamente novo. Eu sou macaca veia de SPFW, mas o site não. Faz sentido ter o credenciamento negado. Vamos ver a próxima edição.

Ah, se os jornalistas que cobrem o evento analisassem as marcas que desfilam da mesma maneira – imparcial – que a organização do evento os analisam… as matérias de Moda seriam bem diferentes.

Fico imaginando se esta mesma situação tivesse ocorrido com… bom, não vamos citar nomes. Mas, posso dizer “com alguns jornalistas e colunistas de Moda que conhecemos de outros carnavais… ou melhor, de outras temporadas”. Este teria sido um post bem mal-educado.

A realidade é que amamos odiar certas coisas. E a SPFW é uma delas. Amamos odiar aquilo que não conseguimos atingir; massageamos nosso ego com esta atitude.

Previous articleGlobal Kids Fashion Week-1ª ed
Next articleDragão Fashion: Retrospectiva
É osasquense e formada em Negócios da Moda, com especialização em Figurino (MAM-SP). Eva também faz parte do programa 10.000 mulheres, (FGV) e é conselheira de Cultura voluntária em Osasco. Atua há 15 anos no mercado de Moda realizando consultoria de Negócios e produção de figurino em shows internacionais, como: MDNA, Lady Gaga, Roger Waters, Britney Spears, Aerosmith, U2 360º, Batman Live, Stomp, Pearl Jam, Metallica, AC/DC, Rush, Bon Jovi, Guns’n Roses, entre outros.

1 COMMENT

  1. Querida você foi super elegante não metendo o pau no evento. Adorei esse post, super bem humorado, seu estilo!
    Beijos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here