Parabéns, Mr. Jeans!

0
832

Levi’s® celebra 185º aniversário de Levi Strauss, criador do jeans!

Quando o imigrante bávaro Levi Strauss chegou em São Francisco, em 1853, ele abriu um comércio atacadista de produtos têxteis que, mais tarde, iria mudar para sempre o guarda-roupas das pessoas. Em 1873 ele se juntou ao alfaiate Jacob Davis em uma patente para bolsos com rebite em calças de trabalho para os pioneiros do Oeste, criando o primeiro e original jeans – o icônico Levi’s® 501. Ele não poderia imaginar seu impacto na cultura moderna.

No dia 26 de fevereiro Levi Strauss completaria 185 anos. Para homenageá-lo, vamos mostrar algumas imagens que ilustram a história de empreendedorismo de Levi. As fotos inclusas mostram uma breve história visual da companhia criada por Levi, incluindo o jeans que ele inventou há 141 anos, bem como uma interessante cronologia social dos últimos 185 anos.

Veja as fotos da nossa galeria e confira fatos históricos! (clique nas imagens para ampliá-las)

Flyer

Levi Strauss & Co. não apenas deu catálogos aos seus varejistas, ela também criou flyers sobre workwear, que os vendedores distribuíram em seus territórios. E não foi só isso, a companhia imprimiu o nome e a localização da loja no flyer, para que os proprietários das lojas pudessem distribuir itens belamente ilustrados aos seus próprios clientes.



Cartão

Este cartão publicitário de loja é uma mistura de mensagens de tempos de guerra. O forte cowboy não é um soldado, mas está usando seus jeans Levi’s® para reunir o rebanho que alimentará nossos rapazes além-mar. E colocada discretamente no cartão está a simples, mas poderosa frase dessa época: “Compre Bônus de Guerra”.



Em Moscou

Talvez tenha sido a Guerra Fria, mas os jeans Levi’s® chegaram em Moscou em 1959, como parte de uma feira internacional de negócios. “Cowboys” locais se vestiram com os produtos e o jeans foi um dos itens mais disputados da feira.



Levi Strauss

Levi Strauss em meados de 1890, no topo de seu sucesso nos negócios e influência em São Francisco e em todo o Oeste. O jovem imigrante que veio para a corrida do ouro em São Francisco em 1853 tornou-se um dos filantropos e comerciantes mais respeitados da cidade. Em 1873, foi sua visão que deu origem ao primeiro jeans, em colaboração com outro imigrante, o alfaiate letão Jacob Davis.



Matriz

A equipe de Levi Strauss & Co. posa orgulhosamente nos anos 1880, alinhados em frente do edifício de vários andares da matriz, lar dos negócios atacadistas de produtos têxteis e do comércio em constante expansão dos famosos jeans, jaquetas e camisas produzidas distante apenas em algumas quadras da fábrica da companhia. Aproximadamente vinte anos depois, esse edifício sobreviveria ao terremoto de 18 de abril de 1906, mas não ao incêndio que aconteceu em seguida.



Jeans disputado

Durante a Segunda Guerra Mundial, os fabricantes de roupas – incluindo Levi Strauss & Co. -precisaram reduzir sua produção para economizar matérias-primas para o esforço de guerra. Mesmo quando a guerra acabou, levou algum tempo para que as fábricas voltassem ao ritmo normal. Quando uma loja recebia sua cota de jeans e jaquetas Levi’s® em suas prateleiras, elas lotavam de cidadãos desprovidos de jeans. Essa loja ficava em Berkeley, na Califórnia.



Figurinha

Figurinhas, como essa do exemplo, eram brindes ofertados nas compras nos anos 1890. Toda companhia que produzia um produto de consumo também produzia figurinhas, que eram entregues aos clientes, que as colavam em scrapbooks. No século 19, não eram os cartões de basquete os mais famosos.



Mineradores

Os mineiros estavam entre os primeiros consumidores do novo workwear rebitado, lançado em 1873. Esses rapazes fortes estão na mina La Grange na Califórnia, posando para uma foto em seus farrapos sujos Levi’s®.



Mulheres e o jeans

s mulheres amavam o denim no Oeste dos anos 1930. Essas cowgirls, representando um rodeio na Califórnia, exibiam orgulhosamente seus jeans Levi’s®.



Jeans para todos

O jeans 501® foi o original, feito para os trabalhadores do Oeste, nascido em 1873. Mas Levi Strauss & Co. sabia que existiam vários tipos de trabalhadores, e nos anos 1880, revelou esse estilo, feito com um bolso na coxa para guardar uma régua dobrável.



Catálogo

Em 1900, Levi Strauss & Co. estava imprimindo e enviando catálogos aos seus varejistas em todo o Oeste, contendo não apenas as famosas roupas com rebites de cobre da companhia, mas também peças finas de vestuário que ainda eram vendidas por atacado pela empresa. Um catálogo era uma ótima opção para publicidade inovadora, e essa imagem clássica apareceu na contracapa de um catálogo de 1905.



Feira em Zurich

o início dos anos 1960, a fama dos jeans Levi’s® já tinha se espalhado pela Europa, e a companhia começou a exibir o produto em feiras de negócios. Essa feira, apresentando os jeans Levi’s® e um anúncio engenhosamente exibido no que parece ser um Citröen, era chamada de Zurich City Fair.



<<

SOBRE A LEVI’S®
A Levi’s® traduz o estilo Americano clássico e despojado. Desde sua invenção por Levi Strauss em 1873, o jeans Levi’s® tornou-se a roupa mais reconhecida e imitada no mundo – capturando a imaginação e a fidelidade das pessoas por várias gerações. Hoje, o portfólio da Levi’s® continua a evoluir através de um pioneirismo persistente e um espírito inovador sem paralelo na indústria de vestuário. Nossa linha líder de jeans e acessórios está disponível em mais de 110 países, permitindo que pessoas do mundo inteiro expressem seu estilo pessoal. Para mais informações sobre a Levi’s®, seus produto, e lojas, visite www.levi.com.br.

Deixe uma resposta