Os pequenos têm vez!

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Pequenos negócios investem na moda do valor agregado e fazem parte desta edição da SPFW!

Pequenos empresários também estão de olho na Moda do país e querem aumentar sua participação na movimentação de cerca de US$ 60 bilhões ao ano.

Durante a edição de Verão 2013-2014 da SPFW, 18 pequenos negócios do segmento de moda de todo o país vão expor e comercializar diretamente seus produtos na loja Pop Up, um estande com objetos de design e itens de edição limitada, produzidos exclusivamente para o evento. Outros 60 empresários estarão envolvidos em ações de formação e capacitação, como benchmarking e visitas técnicas.

Para os empresários que expõem na loja Pop Up, o retorno é certo. Além das vendas no local, a projeção que se consegue alavanca os negócios. Foi depois de expor na SPFW em 2012 que a marca catarinense de camisetas Liverpool caiu nas graças de famosos – atores, músicos e VJs da MTV – , e tem ganhado cada vez mais destaque nesse universo de tendências. Os sócios Tiago Durante e Rafael Lange comemoram.
“Tivemos uma ascensão de pelo menos 130% em relação a 2011”, revela Tiago. E completa: “a Liverpool também está presente em cerca de 150 pontos de venda pelo país, em lojas multimarcas”. Sempre por intermédio do Sebrae, é a terceira vez que a Liverpool leva seus produtos para um evento de moda de alto valor agregado. Nesta segunda-feira (18), a marca estará na SPFW pela segunda vez consecutiva e já estiveram no Rio à Porter.

A empresária Gabriela Faraco também aumentou a saída de seus acessórios depois de participar da São Paulo Fashion Week. Seus brincos, colares, anéis e pulseiras fizeram sucesso e o volume de negócios cresceu 29% depois de expor os produtos na loja Pop Up em outubro de 2012. Este ano, ela espera ter um retorno ainda maior nos mais de 110 pontos de vendas em que está presente no Brasil e exterior.
A empresária Maitê Vasconcelos, dona da marca In Love Fashion Tees, vai expor neste ano pela segunda vez na Pop Up e espera repetir os bons resultados obtidos no ano passado. Com ateliê em Campos de Goytacazes (RJ), a marca é especializada em camisetas femininas e cada vez mais conquista novos públicos com a participação na SPFW e outros eventos da área de moda, como o Fashion Rio e Rio-à-Porter , com o apoio do Sebrae.

“No ano passado, além de termos realizado vendas fantásticas, conseguimos ampliar a visibilidade nacional da nossa marca com os contatos que fizemos durante o evento”, conta Maitê. Um dos efeitos da divulgação da marca para novos mercados, de acordo com ela, é o aumento das vendas e consultas pela internet, em linha com o perfil antenado da clientela da In Love. “Nossas clientes são pessoas que pesquisam moda e não apenas seguem as tendências, mas procuram ficar à frente delas”, diz Maitê, que hoje tem um grande número de compradores no Nordeste e em São Paulo.

Programação
Os empresários que não irão expor seus produtos vão cumprir agendas de benchmarking. A ideia é que eles possam perceber de perto – dos desfiles ao backstage – tudo o que está envolvido na apresentação de uma nova coleção: cenografia, maquiagem, atmosfera e o que torna uma criação objeto de desejo de seus consumidores.

Eles também participarão de visitas técnicas à redação da revista Elle para que possam trocar informações com os editores de moda responsáveis por selecionar o que será eleito como tendência em uma grande publicação especializada em moda. Os empresários de pequenos negócios também irão a uma assessoria de imprensa saber como funciona esse serviço e de que forma a mídia pode ajudar a agregar valor à sua marca.
Haverá ainda workshop com Paulo Borges, idealizador da São Paulo Fashion Week, para empresários, parceiros e técnicos do Sebrae nesta quarta-feira (20). A proposta é ouvir de uma referência do setor dicas de como trilhar uma bem-sucedida carreira no mundo da moda. As coleções criadas por alguns empresários estarão estampadas nas páginas da revista Mag!, publicação apoiada pelo Sebrae.

Toda a ação do Sebrae na SPFW é fruto de um convênio entre a instituição e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), que abrange vários eventos no setor da moda, como São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Rio-à-Porter, revista Mag! e Movimento HotSpot.

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