O que querem os novos consumidores da Geração Z?

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A Ford divulgou seu relatório anual de tendências para o futuro, com foco nas mudanças que a chamada “Geração Z” começa a trazer para o mercado. Chamado “Looking Further with Ford 2015”, o estudo traz dados e reflexões acerca dos hábitos de consumo globais e comportamentos que devem moldar a cultura em 2015 e nos próximos anos.

O relatório tem foco principal no setor automobilístico, é claro, mas a Ford apresenta uma quantidade de informações e detalhes que vão ajudar empresários de diversos setores.

O site Osasco Fashion apresenta o relatório completo e as adaptações de cada tendência de mercado para o setor de Moda.

O relatório da Ford se baseia em uma tendência principal: “Abram caminho para a Geração Z”. A Geração Z, que sucede os “Millennials”, é a primeira geração verdadeiramente global, nascida em uma cultura voltada para a tecnologia. Com experiência digital e socialmente conscientes, esses consumidores ainda são na maioria adolescentes. Eles devem representar mais de 20% da população mundial e estão ajudando a definir as novas tendências.

O relatório apresentado pela Ford é muito interessante porque engloba todas as áreas de consumo e mostra que, atualmente, o consumo está mais conectado com o estilo de vida e com os ideais. Não existe mais simplesmente o “consumo pelo consumo”.

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Apesar de questões atuais como as mudanças climáticas, as ameaças à privacidade, epidemias e conflitos geopolíticos, há um otimismo no ar. Como pano de fundo, o relatório da Ford destaca o rebelde moderno que trabalha para desafiar as convenções e criar novos padrões, assim como a existência de pessoas mais motivadas que nunca para assumir riscos na busca pelo sucesso, o que começa a acabar com o estigma do fracasso. Esse espírito de determinação faz surgir novas formas de consumo colaborativo e mobilidade, trazendo mais liberdade de pensamento e ação.

“A compreensão profunda da constante evolução das necessidades, desejos e prioridades dos clientes – hoje e amanhã – é chave para o nosso negócio e estratégia global de desenvolvimento de produtos. Essas tendências e reflexões nos ajudam, como inovadores, na criação de produtos que não só superem as expectativas, mas ultrapassem os limites da imaginação”, diz Sheryl Connelly, gerente de tendências do consumidor global e planejamento futuro da Ford.

Tendências para 2015

O relatório de tendências da Ford é voltado para a Geração Z, que veio depois da Getração Y. A principal marca desta geração é que são pessoas nascidas de 1993 em diante. Isto significa que elas cresceram – e crescem – em meio à tecnologia e são muito ativas nas redes sociais. Para se ter uma noção, enquanto a Geração Y faz pesquisas na internet, a Geração Z é totalmente influenciada pelas redes sociais e geralmente fazem pesquisa em canais como Twitter, You Tube e outras redes sociais para encontrar o que precisam. O mecanismo de busca do Google já não é o mestre para esta geração.

Cerca de 33% destes jovens assistem lições e fazem cursos pela internet, fazem trabalhos escolares e de faculdade online e 20% deles leem seus livros em tablets ou online.

A origem e o destino das riquezas é extremamente importante para esta geração. Segundo o relatório, muitos jovens da Geração Z “tentar consertar o que está errado no mundo”. Sendo assim, empresas que destinam parte de seus ganhos a trabalhos assistenciais ou que tem como a mudança do mundo como lema, podem ganhar os consumidores. Um exemplo citado é a empresa “Body Bijou”, fundada por uma adolescente de 14 anos em Toronto, Canadá. Ela doa 50% das vendas de suas peças para um programa de caridade chamado “Girls helping girls”, criado por sua irmã de 16 anos. O programa de sua irmã já construiu uma escola em países como África do Sul, Quênia

Segundo o estudo da Ford, as 10 principais tendências que vão influenciar os consumidores e marcas em 2015 são:

1. Abram Caminho para Geração Z – Com pressão significativa e grandes expectativas, a Geração Z tem um mantra simples: “As coisas boas vêm para aqueles que agem”. Para 82% dos consumidores jovens e adultos da atualidade, é melhor comprar de marcas que quebram as barreiras do convencional do que de marcas tradicionais.

2. Renegados e Rebeldes – A sociedade sempre amou as pessoas que têm coragem de assumir riscos, mas o mercado nunca esteve tão receptivo àqueles que ultrapassam limites e quebram barreiras.

3. Ostentação do Fracasso – O estigma do insucesso está acabando rapidamente. Em uma época de mudança constante, o único verdadeiro fracasso é deixar de tentar melhorar e evoluir.

4. Movimento de Carregar Menos – Os consumidores de hoje não querem carregar coisas e, cada vez mais, não precisam fazer isso. Novas tecnologias, como dispositivos portáteis e aplicativos de smartphones, estão transformando a maneira como os consumidores pagam por produtos e serviços, como e onde as empresas interagem com os clientes e a quem as pessoas confiam suas informações mais valiosas.

5. Sem Amarras – Em um mundo onde a inovação é tão rápida, ninguém quer ficar para trás com um produto que se tornou ultrapassado ou obsoleto. O resultado é uma nova mentalidade “a la carte”, que valoriza mais o acesso que a propriedade.
Comentário Equipe Osasco Fashion: Este ponto é importante para os criadores, especialmente os de Moda. O fast fashion vai estar em alta, como nunca. E é bom acrescentar que mais importante é colocar novidades no mercado, itens com design (corte, costura, estampa, etc) inovador do que uma coleção fechada e separada por temporada. “Lançamento de coleção de verão” ou de inverno vão ficar para trás. A onda é ter novidade a cada semana. Quem sabe, a cada dia!

6. Expandindo o Parentesco – Enquanto as famílias e comunidades tradicionais tornam-se menos dominantes, o conceito de família está se adaptando, evoluindo e expandindo de maneira mais pessoal.
Comentário Equipe Osasco Fashion: Para a Moda, esta tendência também é importante. Se você cria acessórios para bebê e crianças, por exemplo, que tal desenvolver um acessório “canguru” em cores e estampas que os homens também usem? Afinal, os maridos estão aumentando a participação na criação dos filhos e há também famílias com “2 pais” e “2 mães” atualmente.

7. Compartilhamento e Privacidade – A privacidade tornou-se uma questão de equilíbrio delicado. Há uma negociação entre a informação que os consumidores estão dispostos a compartilhar e os benefícios que recebem em troca.
Comentário Equipe Osasco Fashion: Ponto importantíssimo também. Estreitar o relacionamento com os clientes vai ser a chave para boa parte das vendas futuras. Tratar bem o cliente e passar uma boa imagem de sua empresa e de seus serviços é fundamental. Se você conseguir fazer isto, poderá quem sabe receber a opinião deste cliente sobre o que sua empresa oferece. Se isto acontecer, você terá ouro em suas mãos, já que a opinião será cada vez mais valiosa.

8. Saúde Ilusória – O esforço desordenado para informar os consumidores sobre hábitos de vida mais saudáveis criaram confusão e uma população global mais obesa e doente. No meio desse barulho, os consumidores precisam de um sinal claro para transformar a informação em ação.
Comentário Equipe Osasco Fashion: Para quem trabalha no setor de beleza, esta informação é valiosíssima! Seja comercializando produtos ou prestando serviços, o consumidor quer informações precisas, diretas e confiáveis. Demonstrações e oferecimento de períodos de “teste” podem ser um bom diferencial.

9. Arte do Escapismo – Na cultura atual, conectada 24 horas e sete dias da semana, o desejo de se afastar mental e fisicamente continua atraente. As pessoas buscam cada vez mais aventuras de imersão, elevando o escapismo a uma arte refinada.
Comentário Equipe Osasco Fashion: De acordo com esta tendência, criar experiências agradáveis para os clientes, em qualquer tipo de prestação de serviço ou no comércio, é extremamente importante. Não importa se sua loja é de Moda popular, por exemplo. Há centenas delas por aí. E há as grandes redes de varejo que oferecem produtos a preços muito competitivos. Você pode até oferecer, também. A diferença é que o consumidor se sente bem e gosta de comprar em um ambiente organizado, limpo e profissional.

10. As Várias Faces da Mobilidade – Em uma era de constante inovação, a mobilidade está superando a definição da palavra, na medida em que os conceitos de transporte e comunicação convergem.
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