Fashion Rock

0
2666

Que tal analisar a história do rock através dos looks mais memoráveis de todos os tempos?

Hoje é 13 de julho, dia internacional do Rock, este fabuloso gênero musical que “oficialmente” teve início na década de 1950. O dia 13 de julho foi selecionado como o dia da comemoração oficial só em 1985. Em 13 de julho de 1985 aconteceu um grandioso show chamado Live Aid (organizado por Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats). O show aconteceu simultaneamente em 2 lugares: Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e JFK Stadium na Filadélfia (EUA). O objetivo do Live Aid era arrecadar fundos para países em situações críticas na África, principalmente os muito afetados pela AIDS.

Além da história incrível que o rock tem, este “estilo musical” conta com representantes de muito “estilo na Moda” também. Vamos relembrar alguns looks que ligam diretamente a pessoa que o vestiu a sua música.

Vamos aos looks!

38710780_100413051132

Além de ser quase um dos fundadores do rock moderno, Elvis Presley tem, sem dúvida, o estilo mais imitado de todos os tempos. Seria quase uma ofensa não colocar o Rei no topo da lista. Ele sempre teve o estilo imitado, desde o início de sua carreira (quando ainda se apresentava com paletó largo, calça social e se remexia), mas foi o look usado no final de sua carreira que realmente ficou imortalizado. Quem nunca foi numa festa a fantasia de topete, costeleta, camisa aberta e muito brilho que atire a primeira pedra!

Curiosidade: apesar de ser reconhecido pelo cabelo preto e os olhos azuis, Elvis era loiro! Ele pintava o cabelo de preto.

THE BEATLES SGT. PEPPER - RINGO STARR, JOHN LENNON, PAUL McCARTNEY, GEORGE HARRISON

Apesar de ter muitos looks apreciados e copiados, os mais memoráveis apresentados pelos Beatles foram, sem dúvida, os usados no disco (e nos shows) do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O disco foi oficialmente lançado em 1 de junho de 1967.

01 jimi-hendrix

O próximo ídolo do rock foi imitado tanto no estilo virtuoso como conduzia a sua Fender, quanto no estilo como se vestia. Jimi Hendrix tinha um estilo que, apesar de misturar elementos do movimento hippie (contemporâneo ao músico, na década de 1970), era muito singular. Suas camisas e jaquetas espalhafatosas eram um marco de Jimi.

LedZeppelin

Na mesma época, Robert Plant e o Led Zeppelin, faziam sucesso com suas músicas transcendentais e suas calças apertadíssimas!

sexpistols-1330550571

Então entramos na história do Sex Pistols, banda inglesa que praticamente fundou o estilo punk-rock. A banda tinha uma relação estreita com a estilista Vivienne Westwood. Seu marido, Malcolm McLaren, veio a se tornar empresário da banda. Já na década de 1950 Vivienne se identificava com o estilo rock e abriu sua primeira loja, chamada “Let it Rock”.

Quando seu marido se aliou ao Sex Pistols na década de 70, ela passou a vestir a banda (e, depois, passou a vestir outras bandas também), ficando conhecida como estilista punk.

Sendo assim, o estilo transgressor do Sex Pistols tem muito a ver com a estilista Vivienne Westwood, que é conhecida até hoje por sua rebeldia.

ClassicTracks_01

Vamos colocar nesta lista o músico Elton John. Embora ele sempre esteve mais para Pop do que para Rock, a sua contribuição musical e sua influência sobre músicos de rock é inegável. Nas décadas de 70 e 80, ele reinava em suas plataformas de 20cm de altura e em seus óculos pra lá de exóticos!

angus

Ele é a cara do rock. Ele é a cara do AC/DC. Angus Young tem um estilo único no som que faz com sua guitarra e na maneira como se veste. Seu look “paletó-com-shorts-de-veludo-gravata-e-boina” está imortalizado.

ramones

Esta é uma das poucas bandas de rock cujo estilo era único entre todos os integrantes. O Ramones é incomparável no quesito vestimenta e cabelo. A banda surgiu em 1974, mas foi em 1978 e 1980 que os dois hits mais importantes foram lançados: Blitzkrieg Bop e Hey Ho, Let’s Go, respectivamente. Até hoje os integrantes vivos mantém o estilo cabelo longo desgrenhado com franja cobrindo os olhos.

Então vieram os anos 80. Ah, os anos 80. Marcantes na musicalidade e no estilo “questionável”. Poderíamos citar inúmeros músicos com estilo singular, mas vamos aos mais populares:

guns-n-roses-team

 Axl Rose e Slash, da banda Guns ‘n Roses. Axl imortalizou a bandana na cabeça. Slash imortalizou o estilo cabelo crespo com cartola.

Weiss_Mark_073_Twisted_Sister_1

A banda Twisted Sister 

Já nos anos 90, o Rock preferiu deixar a roupa “largada” e se concentrar na música. Assim, o estilo “jeans rasgado e camisa xadrez”, algo quase que não intencional, virou o marco da época. Bandas como Pearl Jam, Nirvana, Screamiming Trees, Sound Garden, entre outros, vestiam o mesmo tipo de roupa.

Pearl Jam

nirvana

E o rock do século XXI? Como tem se comportado? Vemos uma gama de estilos muito diferentes!

Que tal o estilo arrumadinho do Muse?

1338490101_muse05

Ou ainda o estilo retrô moderno do Arctic Monkeys?

arctic-monkeys

Ou, quem sabe, o estilo “tô nem aí” do Of Monsters and Men?

of-monsters-and-men

Mas a cereja do bolo ficou para o final. Ele ultrapassou décadas e seu estilo mutante é que é sua marca registrada. Não é a toa que ele é chamado de “camaleão do rock”, tanto por suas roupas que mudam muito como por seu estilo musical que sempre é inovador. Vamos fechar este artigo com fotos do incrível David Bowie!

Ele começou a chamar a atenção quando lançou o disco Ziggy Stardust (1969), que era o nome de um personagem fictício que viajava pelo espaço sideral. Suas apresentações ao vivo eram dignas de deixar qualquer artista como Lady Gaga no chinelo.

Em 1974 ele vem com a música e com o look de “Rebel Rebel”.

Então ele entra nos anos 80 mais comedido. É quando são lançados os álbuns “Scary Monters” (1980) e “Let’s Dance (1983). Bowie passa os anos 90 e chega ao século XXI com looks mais “blasé”, mas igualmente inovador na música.

Deixe uma resposta