Direto da impressora para o corpo

0
404

Composto de milhares de componentes únicos interligados um vestido construído com a tecnologia “Kinematics” é impresso em 3D com um único pedaço dobrado de material e não requer montagem. Este sistema representa uma nova abordagem para a fabricação que integra firmemente design, simulação e fabricação digital para criar complexos produtos personalizados.

Corpos são tridimensionais, mas a roupa é tradicionalmente feita a partir de material plano que é cortado e meticulosamente unido através de costuras. Em contraste, os vestidos “Kinesmáticos” são criados em 3D a partir de exames de corpo e exigem absolutamente nenhuma montagem. Uma estratégia de dobragem inteligente para compactar roupas em um formato menor foi desenvolvida para tornar a fabricação eficiente. Ao dobrar as roupas antes de imprimi-las é possível fazer estruturas complexas maiores do que uma impressora 3D.

O vestido de ajuste personalizado é uma estrutura intrincada modelada com milhares de painéis triangulares únicos interligados por dobradiças, todos impressos em 3D com uma única peça em nylon. Enquanto cada componente é rígido, no seu conjunto, eles comportam-se como um tecido contínuo permitindo que o vestido se torne flexível e fluida em resposta ao movimento do corpo. Ao contrário do tecido tradicional, este têxtil não é uniforme; ele varia em rigidez, porosidade e padrão através do espaço. A peça inteira é personalizável e há um aplicativo desenvolvido especialmente para este tipo de roupa.

O sistema “Kinemático” (Kinematics System) é composto por 5 etapas:
-Escanear o corpo
-Criação do modelo desejado
-Conversão do modelo em “matelassê”
-Inserção da estrutura “kinemática”, ou seja, inserção das interligações entre as partes do matelassê
-Simulação de dobradura do material que pode comprimir a estrutura numa configuração menor e mais eficiente
-Compressão

O sistema foi desenvolvido por Jessica Rosenkranz e Jesse Louis-Rosenberg, ex-alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Juntos eles fundaram o “Nervous System”, um estúdio que trabalha a interseção entre arte, tecnologia e ciência. Eles já desenvolveram projetos que envolvem itens de decoração, joalheria e, mais recentemente, vestuário.

A dupla foi além e desenvolveu um vestido com milhares de pétalas através deste sistema e ele está integrando a exposição #techstyle no Museu de Belas Artes de Boston.

Veja a seguir como é o processo de desenvolvimento de um vestido:
[vimeo 156044277 w=500 h=281]

Quer entender melhor o processo de dobradura e compressão? Tem um vídeo especialmente para isto!
[vimeo 113513002 w=500 h=281]

Saindo da impressora direto para o corpo!
[vimeo 113561369 w=500 h=281]

 

kinematics 1 -
kinematics 2 - ModaNews
kinematics 3 - ModaNews
multipart-750x447
splitDress
untitled.496-750x447
kinematics 7 - ModaNews
kinematics 6 - ModaNews
kinematics 4 - ModaNews
kinematics 5 - ModaNews

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here