Boas novas para a Arte e para a Moda

0
716

Metropolitan Museum of Art, em NY, apresenta novo centro dedicado a Moda e a primeira exposição voltada ao mundo fashion em 7 anos!

Thomas P. Campbell , diretor e CEO da The Metropolitan Museum of Art , anunciou hoje que o Museu irá designar o espaço ocupado pelo “The Costume Institute” (Instituto do Vestuário) como “Anna Wintour Costume Center” (Centro Anna Wintour do Vestuário). O complexo foi completamente redesenhado e renovado e vai reabrir em 8 de maio com a exposição inaugural Charles James: além da moda . O Anna Wintour Costume Center abrigará galerias de exposições, biblioteca, laboratório de conservação, áreas de pesquisa e escritórios. O próprio departamento de curadoria continuará a ser chamado The Costume Institute.

“A extraordinária capacidade de advocacia e captação de recursos de Anna Wintour fizeram deste espaço, antes um estado-de-arte, se tornar realidade”, disse Daniel Brodsky, presidente do Museu. “Ela tem a rara capacidade de reunir diversos grupos em uma ampla gama de indústrias para apoiar The Costume Institute para que ele possa educar e inspirar os visitantes de todo o mundo. ”

Anna Wintour, diretora artística da Condé Nast e Editora-chefe da Vogue, tem atuado na administração do Met desde Janeiro de 1999. Em seu papel, Wintour arrecadou aproximadamente US$ 125 milhões para o Instituto. Seu trabalho incluiu co-presidir 15 benefícios desde 1995, ajudando a garantir o patrocínio e financiamento para exposições, bem como para a renovação de dois anos de outros projetos.

O “Anna Wintour Costume Center” incluirá 4.200 metros quadrados da vitrine principal do Costume Institute – a Lizzie e Jonathan Tisch Gallery – que apresenta um design flexível que se presta a transformação freqüente, sistema de som, tecnologia de projeção inovadora e conectividade sem fio. O Centro também inclui o Carl e Iris Barrel Apfel Gallery, que irá orientar os visitantes a exposições e participações do Costume Institute, um laboratório de conservação trajes, um armazenamento expandido que vai abrigar as participações combinadas do Met, a Coleção do Museu do Vestuário do Brooklyn e a Biblioteca Irene Lewisohn de Referência em Vestuário, uma das bibliotecas de moda mais importantes do mundo.

O financiamento para a renovação também inclui uma doação de US$ 10 milhões de Lizzie e Jonathan Tisch, juntamente com um milhão dólares de Janet e Howard Kagan e a Fundação Samuel I. Newhouse.

O “Costume Institute” foi previamente remodelado em 1992. A última exposição em suas galerias foi “blog.mode : enfrentar moda” que fechou em Abril de 2008. A exposição Charles James também poderá ser vista no primeiro andar galerias de exposição do Museu de 8 de maio a 10 de agosto de 2014.

Fundado em 1937 como o The Museum of Costume Art (Museu do Vestuário de Arte), foi incorporado e rebatizado como The Costume Institute e se tornou parte do Metropolitan Museum em 1946. Ele agora contém uma coleção de vestidos elegantes e trajes regionais da Europa, Ásia, África e Américas que datam do século 17 até o presente. Em janeiro de 2009, o Museu do Brooklyn transferiu sua coleção de vestuário para o The Costume Institute. Esta coleção é conhecida no Museu como “Brooklyn Museum Costume Collection at The Metropolitan Museum of Art” (Coleção de Vestuário do Museu do Brooklyn no Museu Metropolitano de Arte). A coleção conjunta de mais de 35.000 peças constitui uma das maiores e mais abrangentes coleções de roupa do mundo, oferecendo uma linha de tempo ímpar da história da moda ocidental.

A primeira exposição | Charles James: além da moda

Ele é considerado o primeiro designer de Moda da América. O britânico Charles James nasceu em 1908 em Sandhurst, uma pequena cidade na Inglaterra e mudou-se para Chicago, EUA, em 1919. Lá, aos 19 anos, montou sua primeira loja de chapéus. A partir daí foi um pulo para começar a desenvolver vestidos e roupas femininas. Charles tratava cada uma de suas peças como uma obra-de-arte e, assim, ele marcou seu nome na história da Moda.

Durante sua vida, Charles viu seus modelos estamparem revistas de Moda do mundo todo, até falir em 1958.

A exposição vai de 8 de maio a 10 de agosto de 2014.

The Metropolitan Museum of Art
1000 Fifth Avenue
New York, New York 10028-0198
Phone: 212-535-7710
http://www.metmuseum.org/

Deixe uma resposta